O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) de Porto Alegre esclareceu as regras para a cobrança da tarifa de água, em resposta à enchente recente na cidade. Essas iniciativas visam aliviar os impactos financeiros das enchentes para os moradores de Porto Alegre, garantindo que aqueles mais afetados tenham um suporte adequado durante o período de recuperação.
Desde 13 de maio, as contas de água estão sendo emitidas conforme acordo emergencial estabelecido com o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (MPRS). Como a cobrança é feita após o consumo, as contas de maio correspondem ao consumo de abril, às de junho ao consumo de maio, e assim por diante.
Quanto às isenções para usuários
afetados pelas enchentes e a falta de água na Capital, o DMAE esclareceu
conforme segue:
· Usuários com Tarifa Social e
Beneficiários do Bolsa Família: Isenção total das tarifas de água e esgoto por
seis meses, de maio a outubro.
· Usuários de Categorias Não Sociais em
Áreas Alagadas: Isenção das tarifas por dois meses, maio e junho.
· Usuários de Categorias Não
Sociais em Áreas Não Alagadas com Desabastecimento Prolongado: Medição feita
com base no consumo registrado pelos hidrômetros, limitado à média dos últimos
seis meses. Se o consumo medido for superior à média, a cobrança será feita com
base na média, beneficiando os usuários afetados pelo desabastecimento.
Processo de Enquadramento e
Suporte ao Cliente
- O enquadramento nas modalidades
de isenção será feito automaticamente pelo Dmae.
- Em caso de dúvidas, os clientes
podem enviar um e-mail para dmae@dmae.prefpoa.com.br, contendo a descrição da
demanda e uma cópia da conta. O prazo para resposta é de 15 dias, podendo ser
estendido em situações pontuais conforme a demanda.
- Não haverá corte no
fornecimento de água por contas de abril e maio, e não é necessário enviar
múltiplas mensagens sobre o mesmo ramal.
Texto: Jurídico SECOVI/RS
LINK: