A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, emitiu um importante alerta, válido também para síndicos e condôminos, sobre os cuidados necessários ao encontrarem caracóis e lesmas em hortas, canteiros e jardins. Esses moluscos podem representar um risco à saúde, sendo essenciais algumas medidas preventivas.
A seguir, veja as orientações que formulamos para síndicos e condôminos ficarem atentos e disseminar para os moradores, garantindo um ambiente mais seguro e saudável para todos.
Uso de Proteção nas Mãos: Sempre que manusear plantas, hortas ou jardins, utilize luvas ou sacos plásticos para proteger as mãos. O objetivo é evitar o contato direto com o muco liberado por caracóis e lesmas, que pode estar contaminado com a larva do verme Angiostrongylus cantonensis, causador da meningite eosinofílica.
Evitar Contato Direto: Não manipule caracóis ou lesmas vivos sem a devida proteção. Para consumo, é essencial que estejam bem cozidos para eliminar qualquer risco de contaminação.
Higienização de Alimentos: Antes de consumir verduras, legumes e frutas, higienize-os corretamente. Deixe os alimentos de molho por 30 minutos em uma solução de um litro de água com uma colher de sopa de água sanitária ou hipoclorito.
Importância da Prevenção: A meningite eosinofílica pode ocorrer pela ingestão acidental de moluscos contaminados ou do muco por eles liberado.
Portanto, é fundamental que todos tenham cuidados e adotem essas medidas de proteção para evitar problemas de saúde graves.
Texto: Juridico SECOVI/RS